Como Contribuir

Tanto o período da Segunda Guerra Mundial em Timor como os anos imediatamente anteriores não estão, infelizmente, visualmente bem documentados. Tirando algumas excepções como o Álbum Fontoura — http://www.ics.ul.pt/ahsocial/fontoura/index.htm — o acesso a imagens que nos permitam compreender a vida na ilha à época é bastante difícil. Dado o estado de destruição em que Timor se encontrava à data da reocupação pela Administração Portuguesa, é possível que muito do espólio de imagens e documentos existente tenha pura e simplesmente desaparecido por baixo dos escombros.

Resolvemos por isso pedir que, caso haja fotos ou documentos digitalizados sobre este período que os leitores queiram partilhar, por favor os enviem para o endereço de e-mail: timor2guerramundial@yahoo.com. Histórias ou relatos de família que tragam alguma luz sobre este assunto serão, evidentemente, muito bem vindos também.

Desde já chamamos a atenção para o facto de nem tudo o que for enviado poder provavelmente ser publicado. Uma escolha terá que necessariamente ser feita, por mais subjectiva que a mesma possa ser. Caso não haja indicação contrária, assumir-se-á que os proprietários das imagens ou documentos autorizam a sua publicação. Será devidamente indicada a autoria dos textos que nos chegarem e que forem publicados.

Um dos objectivos do Timor na II Guerra Mundial será também o de ter uma versão inglesa quando tal for possível. Sendo este projecto um projecto não lucrativo, gostaríamos de poder contar com a ajuda de quem domine bem esta lingua para, voluntariamente, contribuir com traduções dos textos que aqui forem aparecendo. O nome do tradutor será devidamente mencionado junto ao texto traduzido.

Desde já agradecemos a todos.

Anúncios